Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Atividade 2.2: Falando um pouco sobre hipertextos.


           
Percepções ao navegar por hipertextos
A internet é uma fonte inesgotável de informações. Quando precisamos realizar uma pequena pesquisa, ficamos surpresos ao nos deparar com uma imensidão de links disponíveis, que na maioria das vezes nos auxilia na compreenssão dos textos, e essa é a verdadeira função dos hipertextos: auxiliar, facilitar e complementar os nossos trabalhos. Muitas vezes estamos até meio sem noção de como trabalhar determinado assunto, ou então buscamos melhorar e completar um trabalho ou um simples texto, e ficamos sem saber o que fazer, onde encontrar a fonte de mais informações, e os hipertextos vêm para somar para com os nossos trabalhos e de certa forma abrir caminhos e novas idéias para solucionarmos nossas dúvidas e nossas dificuldades.
Navegar pela internet requer de nós paciência, concentração e determinação, pois são tantas as informações contidas nos textos através dos hipertextos que as vezes até nos perdemos em meio as páginas que aos poucos sem perceber vamos abrindo.
As tecnologias cada vez mais se faz presentes e necessárias em nossos dias, por isso precisamos nos adaptar a elas e ensinar aos nossos alunos à também se inserirem nesse mundo virtual. É nosso papél enquanto educador apresentar aos nossos alunos as facilidades que a internet traz para o nosso dia a dia, má não podemos nos esquecer que a internet não é a solução,a resposta para uma pesquisa ou um trabalho escolar, mas sim que ela é um meio a qual associada com as outras tecnologias básicas (livros, revistas, entre outros) pode nos orientar e nos direcionar na realização de nossas pesquisas.
Uma grande vantagem de se trabalhar com os hipertextos é que eles incentivam também a leitura e o aprendizado de novas palavras e/ou novas expressões, enriquecendo assim o nosso conhecimento.
Atividade: 2.2   Unidade:2

Atividade 1.1: Quem sou eu como professor e aprendiz?


A tecnologia está transformando a história da educação e eu como professora, também estou envolvida e sujeita a essas mudanças.
            Tecnologia, novas formas de ensino e educador devem estar interligados, por isso, como educadora eu busco sempre novas formas de ensinar para estimular a curiosidade dos meus alunos e dessa forma prepará-los melhor para o futuro que os aguarda e para isso eu busco primeiro conhecê-los para depois planejar as minhas aulas, dessa forma eu então saberei como entretê-los nessa nova fase de ensino e aprendizagem. Quando eu me permito conhecer os meus alunos, percebo que muito eu tenho à ensinar, mas que também tenho muito à aprender com eles e com suas histórias de vida.
            Acredito que um bom relacionamento com os alunos e um planejamento desenvolvido visando as necessidades e as possibilidades desses alunos, possibilitam uma aprendizagem de qualidade; observando que todo professor deve estar aberto a sugestões e a modificações para melhorias em seu planejamento, tanto dos alunos, quanto dos seus colegas de trabalho, e eu estou sempre aberta e me sinto confortável a essa questão, pois se que há sempre uma forma de melhorar aquilo que planejamos, mas  para isso é necessário o apoio e a participação de todos, afinal de contas a melhoria na educação e na aprendizagem não se dá apenas pelo esforço do professor ou do aluno, mas pelo esforço, a determinação e o apoio de todos envolvidos na escola.
            Ser um educador é ser um aprendiz e ao mesmo tempo um agente de aprendizagem que está sempre em busca do conhecimento ao longo da vida, sempre buscando novos caminhos, novas formas de ensinar e aprender.
Atividade 1.1  Unidade:1