Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ENCERRAMENTO DO CURSO


Convite
A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros através do Núcleo de Tecnologia Educacional convida para o encerramento do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs do ProInfo - MEC em parceria MEC - SEE MG - UNDIME - MUNICÍPIO.
Dia: 09/09/2011
Local: Anexo da SRE de Montes Claros (Conservatório Antigo)
Rua: Dr. Veloso 432 Centro – Montes Claros
Horário: 08:00 h

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade 4.8: Relatos de Experiências.

            Após desenvolver as atividades e as reflexões propostas sobre currículo, projetos e tecnologias, eu cheguei a conclusão que trabalhar com projetos na escola, visando os temas definidos no currículo e  fazendo o uso das tecnologias é uma experiência gratificante e satisfatória para alunos e professores.
            O processo de ensino-aprendizagem pode e precisa ser melhorado, e eu acredito que a aplicação de projetos e das tecnologias ao currículo escolar será um grande avanço para a educação, e para que essas melhorias aconteçam, será necessário que os professores e os gestores das escolas sejam orientados e capacitados para que eles possam inserir e adaptar as tecnologias e projetos, da melhor forma possível, no ambiente educacional.
            Tendo em vista, também, a necessidade de criar e desenvolver projetos com os alunos, o professor poderá contar com o apoio e com as inúmeras referências e sugestões de temas de projetos muito interessantes do Portal do Professor que vem se destacando como um forte aliado do professor na sua prática pedagógica.
Através dos estudos e dos conhecimentos adquiridos no Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as tic’s, posso afirmar que é preciso inserir as tecnologias na escola para que possamos “conquistar” uma educação de qualidade, onde alunos e professores lancem novas metas, vivam novas experiências e busquem, juntos, por novas fontes de conhecimento.

Atividade 4.7: Conceito: Currículo e TIC.

Idéias principais dos artigos disponíveis no Ambiente Proinfo Integrado.

Texto: “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”.

O texto retrata algumas preocupações e dificuldades que os professores encontram diante da proposta de se trabalhar com projetos visando a aplicação dos conteúdos curriculares e das tecnologias e das mídias, como uma nova forma de ensinar, durante o desenvolvimento das atividades com os alunos. A ação de projetar conceitua-se pela análise do presente como fonte de possibilidades futuras de forma que as idéias não fiquem somente no papel mas que se tornem na prática uma realidade e no texto Maria Elisabett Padro comenta sobre a importância da inserção de projetos na escola e que no desenvolvimento dos projetos os professores poderão trabalhar com os alunos diferentes tipos de conhecimentos que estão representados (segundo ele) em três construções: “procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender".
            Outro ponto relatado no texto é a necessidade do professor fazer mudanças em sua prática pedagógica, passando a “entender e a falar” na mesma linguagem do aluno, procurando atender as expectativas do aluno que sonha com um novo método de ensino, onde eles possam ter acesso às tecnologias, em especial a internet e as mídias.
            Para que o professor realize essas mudanças, ele mesmo precisará passar por transformações para acompanhar e se adaptar a essa nova metodologia de ensino, de forma que ele deixará de ser somente professor e passará a ser também um aprendiz em busca de novos conhecimentos.


Texto: “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo”.

            A idéia principal do texto de Maria Elizabeth Almeida e de Maria Elisabett Almeida está focada na possibilidade da integração das tecnologias ao currículo escolar. Essa integração “causará” uma série de mudanças na aprendizagem, no método de ensino e até mesmo na gestão da escola, pois os estudos sobre currículo aconteceram em tempos diferenciados do estudo das tecnologias na educação, e devido esse fato a escola não se encontra  totalmente preparada e orientada para a “junção” dessas duas propostas diferenciadas.
            O texto orienta também que antes mesmo de se pensar em integrar as tecnologias ao currículo, a escola precisará conhecer, entender e associar os termos: tecnologia e currículo e logo após será preciso criar um Design Educacional onde forma e conteúdo, tecnologia e educação terão que estar interligados para a construção de uma nova metodologia de ensino que visa o aprendizado diferenciado (moderno, atrativo e inovador) e construtivo para o aluno.
A elaboração do Design Educacional (segundo as autoras) exigirá do professor uma nova visão de currículo, deixando de ser “tradicionalista”, modificando sua prática pedagógica, implantando projetos onde ele e os alunos possam ter o acesso e o auxílio das tecnologias como uma nova forma de adquirir conhecimento e desenvolver o currículo.


Textos sobre “Integração de tecnologias na educação”.

Os textos que compõem o livro “Integração de tecnologias na educação” trazem diversos temas voltados para a importância da inclusão das tecnologias na educação como forma de criar um novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação.
Para que essa inclusão aconteça o professor precisará se preparar e capacitar para se dar conta de que a sociedade está passando do uso da mídia clássica para o uso da mídia on-line. Fazendo o uso da tecnologia digital o professor perceberá a presença constante de hipertextos, imagens, vídeos, sons, mapas, gráficos, animações, apresentações de slides, entre outros. Através da internet ele encontrará outras fontes de redes de conhecimento, o que dará suporte a idéia de que a educação e o aprendizado devem se dar não mais através da transmissão de informações do professor para o aluno, mas sim através da troca coletiva de informações entre professor, aluno e tecnologias de informação e comunicação.
Os textos retratam também a importância da tv e dos vídeos na escola, falam sobre a valorização do ensino e da formação a distância para professores, conceituam e associam tecnologias, projeto e currículo à educação.

Questões e Respostas sobre Currículo:

* O que é Currículo?

O currículo educacional (tradicional) é uma lista de conteúdos prontos para serem transmitidos aos alunos. Porém o que se espera do sistema de ensino é que seja implantado um novo currículo que faça a inclusão das tecnologias na escola, que atenda as expectativas de aprendizagem dos alunos e que não se esgote na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano. O conhecimento é um bem comum, devendo, portanto, ser socializado a todas as pessoas, e o currículo é o instrumento dessa socialização.

*Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?  

Acredito que a tecnologia estando associada ao desenvolvimento do currículo, poderá trazer, dentre tantas outras, as seguintes contribuições:
- Atenderá as expectativas e os anseios dos alunos quanto a necessidade de estarem conectados as diversas fontes de informação;
- Beneficiará e facilitará o desenvolvimento das atividades, pesquisas e trabalhos dos alunos;
- Tornará a escola um ambiente prazeroso e agradável aos alunos, professores e demais profissionais envolvidos na escola;
- Proporcionará melhores resultados e melhor aproveitamento dos projetos, eventos e amostras culturais da escola;
- Possibilitará o desenvolvimento de novos projetos que envolvam a escola e a sociedade, melhorando assim o conceito da escola, que após o processo inicial de informatização, perceberá o surgimento de novas possibilidades, de novos horizontes e de novas fontes de conhecimento.


*Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Eu penso que essa integração deve acontecer através das seguintes etapas:

- Discussão com todos os profissionais envolvidos na área da educação do município sobre a possibilidade e a necessidade da aplicação das tecnologias no currículo escolar, de forma que a prática pedagógica tenha mudanças significativas e que todas as disciplinas sejam beneficiadas após a aprovação das alterações e ampliações do novo currículo.
- Conscientização e capacitação dos professores e dos gestores da escola para que eles possam se adaptar e se prepararem melhor para a inclusão das tecnologias no meio escolar;
- Apresentação das tecnologias aos alunos e a inserção das mesmas como ferramentas aliadas no processo de aprendizagem.
- Criação de projetos e/ ou oficinas que motivem os alunos a buscarem novas fontes de conhecimento através do uso das tecnologias. Ex.: Aulas de informática na escola, criação de vídeos sobre a escola ou sobre a vida do aluno, etc.

*Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Trabalhar com projetos na escola requer muito estudo, paciência, empenho e planejamento. A escolha (coletiva) do tema para o projeto é fundamental para que a escola alcance os resultados esperados, e a escolha desse tema deve ser baseada em fatos atuais da realidade da sociedade, levando em conta as exigências do currículo. Acredito que toda a escola (alunos e funcionários) precisa ser mobilizada para a realização de um projeto, e isso inclui o envolvimento e a participação (direta) de todas as disciplinas.
            Outro ponto importante que precisa ser analisado na criação de projetos é a motivação e a explicação aos alunos sobre a importância de se “trabalhar” através de desenvolvimento de projetos na escola como um modo diferenciado e dinâmico de adquirir novos conhecimentos.

Atividade 4.6: Plano de aula reelaborado.

Escola: E. M. Jacinto Silveira Neto (Capitão Enéas – MG).
Disciplina: Arte                              
Professores: Roberto Nunes e Beatriz Alves
Números de Aulas: 02 aulas (de 50 min. cada)
Séries: 5º ao 9º ano (alguns alunos com a faixa etária de 10 aos 14 anos foram “selecionados” para desenvolver a atividade)

Tema:

“A realidade das nossas Famílias.”

Objetivos:

ü     Permitir aos alunos refletirem sobre a realidade atual das nossas famílias com as dificuldades enfrentadas no dia a dia
ü     Motivar o pensamento de possíveis mudanças em casa e na escola. 
ü     Despertar nos alunos a capacidade de elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalhos com apresentações teatrais.
ü     Fazer uso das mídias digitais, de modo a facilitar e complementar o desenvolvimento da atividade.
ü     Articular o cotidiano com a vida escolar.


Conteúdo:


ü     Reflexão por parte dos alunos acerca da realidade vivenciada pelas famílias diante das dificuldades do dia-a-dia.
ü     Motivação dos alunos para a necessidade de mudança no relacionamento e nas atitudes em casa e na escola.
ü     Desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos utilizando das mídias digitais como recurso facilitador na elaboração, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos propostos.
ü     Articulação do cotidiano do aluno na família junto a sua vida escolar.

Procedimentos Metodológicos:

ü     Assistir ao vídeo “As minhocas” do site Porta Curtas (www.portacurtas.com.br), que relata um episódio da vida de uma família de minhocas, como meio de instigar os alunos a reflexão acerca da realidade vivenciada pelas famílias com as dificuldades a elas impostas no dia-a-dia.
ü     Discussão com os alunos sobre a relação entre o vídeo e a realidade das famílias, motivando a necessidade de mudança de cada um para um convívio melhor com a família, escola e comunidade.
ü     Desenvolver juntamente com os alunos pesquisa na internet, de sugestões de atividades envolvendo música, teatro ou dança sobre o tema trabalhado, adaptando-a a realidade identificada na reflexão de cada aluno, sendo em seguida criada uma apresentação teatral sobre “A família”, encenada pelos próprios alunos e apresentada para as famílias na escola.
ü     Análise e conhecimento da vida familiar do aluno, articulado com sua vida escolar, entendendo assim os motivos reais de suas atitudes, ações e comportamento na escola, como reflexo da vida familiar.



Recursos:

ü     Computador com acesso a internet
ü     Impressora
ü     Vídeo “As minhocas”
ü     Aparelho de som
ü     TV e DVD
ü     Papel sulfite
ü     Lápis
ü     Músicas
ü     Imagens de família

Avaliação:

            A avaliação se dará de forma processual com a participação dos alunos, comportamento e interesse em pesquisar e criar a peça teatral. Também será avaliado, com um peso maior, a apresentação final dos alunos, avaliando não sua performance, mas a disposição de participar e está presente no evento juntamente com sua família.

Interdisciplinaridade:

ü     História e Ensino Religioso

Webliografia:

Atividade 4.5: Plano de Aula.

Escola: E. M. Jacinto Silveira Neto (Capitão Enéas – MG).
Disciplina: Arte                              
Professores: Roberto Nunes e Beatriz Alves
Números de Aulas: 02 aulas (de 50 min. cada)
Séries: 5º ao 9º ano (alguns alunos com a faixa etária de 10 aos 14 anos foram “selecionados” para desenvolver a atividade)

Tema:

“A realidade das nossas Famílias.”

Objetivos:

ü     Permitir aos alunos refletirem sobre a realidade atual das nossas famílias com as dificuldades enfrentadas no dia a dia
ü     Motivar o pensamento de possíveis mudanças em casa e na escola. 
ü     Despertar nos alunos a capacidade de elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalhos com apresentações teatrais.
ü     Fazer uso das mídias digitais, de modo a facilitar e complementar o desenvolvimento da atividade.
ü     Articular o cotidiano com a vida escolar.


Conteúdo:


ü     Reflexão por parte dos alunos acerca da realidade vivenciada pelas famílias diante das dificuldades do dia-a-dia.
ü     Motivação dos alunos para a necessidade de mudança no relacionamento e nas atitudes em casa e na escola.
ü     Desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos utilizando das mídias digitais como recurso facilitador na elaboração, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos propostos.
ü     Articulação do cotidiano do aluno na família junto a sua vida escolar.

Procedimentos Metodológicos:

ü     Assistir ao vídeo “As minhocas” do site Porta Curtas (www.portacurtas.com.br), que relata um episódio da vida de uma família de minhocas, como meio de instigar os alunos a reflexão acerca da realidade vivenciada pelas famílias com as dificuldades a elas impostas no dia-a-dia.
ü     Discussão com os alunos sobre a relação entre o vídeo e a realidade das famílias, motivando a necessidade de mudança de cada um para um convívio melhor com a família, escola e comunidade.
ü     Desenvolver juntamente com os alunos pesquisa na internet, de sugestões de atividades envolvendo música, teatro ou dança sobre o tema trabalhado, adaptando-a a realidade identificada na reflexão de cada aluno, sendo em seguida criada uma apresentação teatral sobre “A família”, encenada pelos próprios alunos e apresentada para as famílias na escola.
ü     Análise e conhecimento da vida familiar do aluno, articulado com sua vida escolar, entendendo assim os motivos reais de suas atitudes, ações e comportamento na escola, como reflexo da vida familiar.


Recursos:

ü     Computador com acesso a internet
ü     Impressora
ü     Vídeo “As minhocas”
ü     Aparelho de som
ü     TV e DVD
ü     Papel sulfite
ü     Lápis
ü     Músicas
ü     Imagens de família

Avaliação:

            A avaliação se dará de forma processual com a participação dos alunos, comportamento e interesse em pesquisar e criar a peça teatral. Também será avaliado, com um peso maior, a apresentação final dos alunos, avaliando não sua performance, mas a disposição de participar e está presente no evento juntamente com sua família.

Interdisciplinaridade:

ü     História e Ensino Religioso

Webliografia:

Atividade 4.4: Síntese Integra TIC.

            Ao longo das atividades e das reflexões realizadas no Curso “Tecnologias na Educação” eu pude constatar que inserir as tecnologias de informação e comunicação na escola não será uma tarefa muito fácil, pois será uma ação que provocará o questionamento dos métodos e da prática educacional, como também provocará inseguranças em alguns professores que por ainda estarem acomodados com o modo tradicional de ensinar, tentarão resistir a essa nova proposta metodológica. Porém eu acredito que com o tempo essa “resistência” será ultrapassada, pois o dever da escola é preparar os alunos para o futuro atendendo às necessidades básicas para o seu aprendizado e nos dias atuais umas das maiores necessidades dos alunos é ter acesso à tecnologia.
            Como educadora, percebo que a escola precisa “acompanhar” e inserir o processo de informatização em seu currículo, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer e obter noções básicas de informática por meio de projetos que possam abranger todas as disciplinas, de forma que as aulas se tornem atrativas, dinâmicas, inovadoras e que proporcione de fato a aprendizagem do aluno. O currículo da escola não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiência do cotidiano.
            As tecnologias digitais estão presentes praticamente em todas as escolas. Dificilmente encontraremos uma escola que não possua um computador, ou uma câmera digital, uma televisão, uma aparelhagem de som, entre tantas outras tecnologias. O “problema” que vejo é que mesmo disponibilizando dessas tecnologias na escola, os profissionais da educação ainda não estão devidamente preparados e capacitados para inseri-las no processo de ensino. Na escola onde trabalho, por exemplo, possui uma sala de áudio/vídeo com uma TV conectada a um computador com acesso a internet, que poderia ser utilizado como ferramenta de trabalho (na explicação de matéria, apresentação de slides, vídeos, filmes, etc.), porém, esse é um recurso pouco valorizado e utilizado pelos professores que ainda se limitam ao uso do quadro e do giz, não querendo desmerecer, é claro, dessas tecnologias tradicionais que também foram de grande importância na história da educação.
            A partir dessas reflexões, vejo que seria interessante acrescentar na grade curricular das escolas, aulas de informática, onde os alunos possam ter acesso às tecnologias e possam através delas, desenvolver trabalhos com vídeos, músicas, artes, imagens, etc., adquirindo, portanto, novos conceitos, novas culturas e novos conhecimentos.

Atividade: 4.4     Unidade: 4
Beatriz Alves da Silva

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atividade 4.3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.

TEMA: A realidade das nossas famílias retratadas pela arte

COMPONENTE CURRICULAR: Artes

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental (5º ao 9º ano)

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 03 a 05 aulas


DADOS SOBRE A AULA

Tema: “A realidade das nossas famílias”.

Objetivos:

ü      Permitir aos alunos refletirem sobre a realidade atual das nossas famílias com as dificuldades enfrentadas no dia a dia
ü      Motivar o pensamento de possíveis mudanças em casa e na escola. 
ü      Despertar nos alunos a capacidade de elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalhos com apresentações teatrais.
ü      Fazer uso das mídias digitais, de modo a facilitar e complementar o desenvolvimento da atividade.
ü      Articular o cotidiano com a vida escolar.


Conteúdo:


ü      Reflexão por parte dos alunos acerca da realidade vivenciada pelas famílias diante das dificuldades do dia-a-dia.
ü      Motivação dos alunos para a necessidade de mudança no relacionamento e nas atitudes em casa e na escola.
ü      Desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos utilizando das mídias digitais como recurso facilitador na elaboração, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos propostos.
ü      Articulação do cotidiano do aluno na família junto a sua vida escolar.


Procedimentos Metodológicos:


ü      Assistir ao vídeo “As minhocas” do site Porta Curtas (www.portacurtas.com.br), que relata um episódio da vida de uma família de minhocas, como meio de instigar os alunos a reflexão acerca da realidade vivenciada pelas famílias com as dificuldades a elas impostas no dia-a-dia.
ü      Discussão com os alunos sobre a relação entre o vídeo e a realidade das famílias, motivando a necessidade de mudança de cada um para um convívio melhor com a família, escola e comunidade.
ü      Desenvolver juntamente com os alunos pesquisa na internet, de sugestões de atividades envolvendo música, teatro ou dança sobre o tema trabalhado, adaptando-a a realidade identificada na reflexão de cada aluno, sendo em seguida criada uma apresentação teatral sobre “A família”, encenada pelos próprios alunos e apresentada para as famílias na escola.
ü      Análise e conhecimento da vida familiar do aluno, articulado com sua vida escolar, entendendo assim os motivos reais de suas atitudes, ações e comportamento na escola, como reflexo da vida familiar.

Desenvolvimento das Atividades


ü     1º Momento:
 Levar os alunos até o laboratório de informática para assistirem o Vídeo:
“As Minhocas” (Earthworms) encontrado no site Porta Curtas (www.portacurtas.com ).  
O vídeo relata um episódio da vida de uma família de minhocas, onde o filho cheio de dúvidas resolve fazer inúmeras perguntas aos seus pais sobre a vida e os seus mistérios.

ü     2º Momento:
Momento para reflexão sobre as diferenças entre a realidade da família assistida no vídeo e a realidade das nossas famílias atuais. Para esse momento de reflexão foram necessários alguns questionamentos, como:
- “A família assistida no vídeo é semelhante as nossas famílias?”
-  “O filho da família do vídeo está cheio de curiosidades sobre a vida e por isso leva os seus questionamentos aos seus pais que tiveram dificuldades de responder algumas perguntas, talvez por medo, timidez, insegurança ou até mesmo pela falta de ‘diálogo aberto’ com o filho. Como tem sido a convivência e o diálogo entre os pais e os filhos em casa nos dias atuais?”
- “Quais são as dificuldades que a família brasileira tem enfrentado?”

ü     3º Momento:
Discussão sobre qual tipo de trabalho seria realizado baseado no tema: “Família”, para ser apresentado no Dia da Família. Entre as diversas sugestões (vídeo, música, dança, teatro, cartazes, etc.), os alunos optaram por uma apresentação de peça teatral.

ü     4º Momento:
Os alunos orientados pelos professores responsáveis pela aula, foram até o laboratório de informática onde realizaram pesquisa sobre sugestões de apresentação, optando por criarem uma peça teatral, sendo selecionados 10 alunos que participariam do grupo de personagens como atores, tendo os demais funções de figurino e construção do cenário, e em seguida discutiram quais os figurinos, músicas e objetos seriam necessários para a apresentação, valendo-se da internet com suporte principal.

ü     5º Momento:
Pesquisa na internet por algumas músicas para animar e complementar a peça, bem como também a pesquisa da música “Noites traiçoeiras” do Padre Marcelo Rossi para o encerramento da apresentação. Esse momento foi de grande importância para o aprendizado dos alunos, pois eles fizeram o uso das tecnologias a seu favor e ao favor do trabalho em que iriam desenvolver. Obs.: as músicas foram baixadas através do 4shared (http://www.4shared.com/ ).

ü     6º Momento:
Momentos para os ensaios: os ensaios foram realizados em horários contra-turno, sendo necessário, já que eram poucos aulas para os ensaios e apresentação. Esses ensaios foram essenciais para as devidas alterações. Através dos ensaios, cada aluno conseguiu se adaptar ao seu personagem, desenvolvendo assim a capacidade para “interpretar”.

ü     7º Momento:
Apresentação: a conclusão dos trabalhos se deu com a apresentação da peça na celebração do Dia da Família, que agradou a todos que participaram do evento na escola. A música Noites Traiçoeiras (ensaiada pelos alunos) completou o grande sucesso do nosso evento.

Recursos:

ü      Computador com acesso a internet
ü      Impressora
ü      Vídeo “As minhocas”
ü      Aparelho de som
ü      TV e DVD
ü      Papel sulfite
ü      Lápis
ü      Músicas
ü      Imagens de família

Avaliação:

            A avaliação se dará de forma processual com a participação dos alunos, comportamento e interesse em pesquisar e criar a peça teatral. Também será avaliado, com um peso maior, a apresentação final dos alunos, avaliando não sua performance, mas a disposição de participar e está presente no evento juntamente com sua família.

Interdisciplinaridade:

ü      História e Ensino Religioso

Conclusão:

Desenvolver essa atividade com os alunos, contando com o auxílio das mídias digitais e tendo a participação das famílias na apresentação dos nossos trabalhos, foi uma experiência muito significativa para todos. Através dessa atividade ficou claro que é possível e necessário inserir as tecnologias no meio escolar. Tendo a participação da família como aliada no desenvolvimento educacional do aluno. E ao mesmo tempo conhecer um pouco mais de cada aluno permitiu saber bem quais iniciativas e metodologias seguir de forma que o conhecimento prévio extra escolar de cada um possa contribuir para a aprendizagem de todos.
Foi uma experiência gratificante e que demonstrou a necessidade de aliar tecnologias ao conteúdo lecionado, nesse caso a disciplina de arte, ficou melhor apoiada na construção do teatro com o suporte da pesquisa de referências em sites, tendo o aluno a possibilidade inclusive de conhecer um pouco mais sobre teatro, assistindo alguns vídeos no you tube.
A apresentação encerrou a aula, que apesar de serem poucas, com os ensaios extra classe, foi um sucesso emocionando as famílias ali presentes e demonstrando a todos o poder que a arte tem em motivar a paz, e incentivar o amor ao próximo, associada as mídias digitais que a torna inovadora e atraente aos alunos e demais expectadores.
Fonte: Escola Municipal Jacinto Silveira Neto
Foto: Peça teatral sobre o tema: "A realidade das nossas famílias".

O encerramento do Dia da Família e da peça se deu através da música "Noites traiçoeiras" cantada pelos alunos e pelas famílias participantes do evento.

Webliografia:

Atividade: 4.3     Unidade: 4
Beatriz Alves da Silva

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Atividade 4.1: Pensando sobre posíveis mudanças.

Diante da revolução da informação que estamos vivenciando percebemos que as tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano trazendo direto ou indiretamente grandes mudanças em nossas vidas.
 O Professor Pedro Demo disse na sua entrevista, a seguinte frase: “Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo.” Através dessa frase podemos perceber então o grande desafio que temos enquanto professores diante das novas tecnologias.
Hoje em dia é facilmente notável o interesse dos alunos pelo computador e pela internet, pois são ferramentas úteis, práticas e atrativas. Porém, é notável também o despreparo dos professores para inserir essas ferramentas na sala de aula e modificar a sua prática pedagógica. Vejo que as tecnologias precisam ser inseridas nos planejamentos dos professores, de forma que apresentem aos alunos uma nova forma de aprendizagem.
Como professores precisamos, de forma imediata, pensar em possíveis mudanças quanto a nossa metodologia de ensino, como por exemplo, inserir na sala de aula textos atrativos, com sons, imagens e animações, bem como vídeos, arquivos de áudio, entre outros.
Como disse o professor Pedro Demo, nós temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparecem na escola. Aparecem em casa, no computador, na internet, na lan house, mas não na escola.
Conclui-se então que temos que entender que esse é um tempo de mudança, e essa mudança deve começar em nós professores e para isso precisamos nos preparar bem, nos capacitar para tentarmos acompanhar os avanços das tecnologias e dessa forma proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade.

Atividade: 4.1   Unidade: 4
Beatriz Alves da Silva