Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade 4.4: Síntese Integra TIC.

            Ao longo das atividades e das reflexões realizadas no Curso “Tecnologias na Educação” eu pude constatar que inserir as tecnologias de informação e comunicação na escola não será uma tarefa muito fácil, pois será uma ação que provocará o questionamento dos métodos e da prática educacional, como também provocará inseguranças em alguns professores que por ainda estarem acomodados com o modo tradicional de ensinar, tentarão resistir a essa nova proposta metodológica. Porém eu acredito que com o tempo essa “resistência” será ultrapassada, pois o dever da escola é preparar os alunos para o futuro atendendo às necessidades básicas para o seu aprendizado e nos dias atuais umas das maiores necessidades dos alunos é ter acesso à tecnologia.
            Como educadora, percebo que a escola precisa “acompanhar” e inserir o processo de informatização em seu currículo, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer e obter noções básicas de informática por meio de projetos que possam abranger todas as disciplinas, de forma que as aulas se tornem atrativas, dinâmicas, inovadoras e que proporcione de fato a aprendizagem do aluno. O currículo da escola não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiência do cotidiano.
            As tecnologias digitais estão presentes praticamente em todas as escolas. Dificilmente encontraremos uma escola que não possua um computador, ou uma câmera digital, uma televisão, uma aparelhagem de som, entre tantas outras tecnologias. O “problema” que vejo é que mesmo disponibilizando dessas tecnologias na escola, os profissionais da educação ainda não estão devidamente preparados e capacitados para inseri-las no processo de ensino. Na escola onde trabalho, por exemplo, possui uma sala de áudio/vídeo com uma TV conectada a um computador com acesso a internet, que poderia ser utilizado como ferramenta de trabalho (na explicação de matéria, apresentação de slides, vídeos, filmes, etc.), porém, esse é um recurso pouco valorizado e utilizado pelos professores que ainda se limitam ao uso do quadro e do giz, não querendo desmerecer, é claro, dessas tecnologias tradicionais que também foram de grande importância na história da educação.
            A partir dessas reflexões, vejo que seria interessante acrescentar na grade curricular das escolas, aulas de informática, onde os alunos possam ter acesso às tecnologias e possam através delas, desenvolver trabalhos com vídeos, músicas, artes, imagens, etc., adquirindo, portanto, novos conceitos, novas culturas e novos conhecimentos.

Atividade: 4.4     Unidade: 4
Beatriz Alves da Silva

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