Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade 4.6: Plano de aula reelaborado.

Escola: E. M. Jacinto Silveira Neto (Capitão Enéas – MG).
Disciplina: Arte                              
Professores: Roberto Nunes e Beatriz Alves
Números de Aulas: 02 aulas (de 50 min. cada)
Séries: 5º ao 9º ano (alguns alunos com a faixa etária de 10 aos 14 anos foram “selecionados” para desenvolver a atividade)

Tema:

“A realidade das nossas Famílias.”

Objetivos:

ü     Permitir aos alunos refletirem sobre a realidade atual das nossas famílias com as dificuldades enfrentadas no dia a dia
ü     Motivar o pensamento de possíveis mudanças em casa e na escola. 
ü     Despertar nos alunos a capacidade de elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalhos com apresentações teatrais.
ü     Fazer uso das mídias digitais, de modo a facilitar e complementar o desenvolvimento da atividade.
ü     Articular o cotidiano com a vida escolar.


Conteúdo:


ü     Reflexão por parte dos alunos acerca da realidade vivenciada pelas famílias diante das dificuldades do dia-a-dia.
ü     Motivação dos alunos para a necessidade de mudança no relacionamento e nas atitudes em casa e na escola.
ü     Desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos utilizando das mídias digitais como recurso facilitador na elaboração, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos propostos.
ü     Articulação do cotidiano do aluno na família junto a sua vida escolar.

Procedimentos Metodológicos:

ü     Assistir ao vídeo “As minhocas” do site Porta Curtas (www.portacurtas.com.br), que relata um episódio da vida de uma família de minhocas, como meio de instigar os alunos a reflexão acerca da realidade vivenciada pelas famílias com as dificuldades a elas impostas no dia-a-dia.
ü     Discussão com os alunos sobre a relação entre o vídeo e a realidade das famílias, motivando a necessidade de mudança de cada um para um convívio melhor com a família, escola e comunidade.
ü     Desenvolver juntamente com os alunos pesquisa na internet, de sugestões de atividades envolvendo música, teatro ou dança sobre o tema trabalhado, adaptando-a a realidade identificada na reflexão de cada aluno, sendo em seguida criada uma apresentação teatral sobre “A família”, encenada pelos próprios alunos e apresentada para as famílias na escola.
ü     Análise e conhecimento da vida familiar do aluno, articulado com sua vida escolar, entendendo assim os motivos reais de suas atitudes, ações e comportamento na escola, como reflexo da vida familiar.



Recursos:

ü     Computador com acesso a internet
ü     Impressora
ü     Vídeo “As minhocas”
ü     Aparelho de som
ü     TV e DVD
ü     Papel sulfite
ü     Lápis
ü     Músicas
ü     Imagens de família

Avaliação:

            A avaliação se dará de forma processual com a participação dos alunos, comportamento e interesse em pesquisar e criar a peça teatral. Também será avaliado, com um peso maior, a apresentação final dos alunos, avaliando não sua performance, mas a disposição de participar e está presente no evento juntamente com sua família.

Interdisciplinaridade:

ü     História e Ensino Religioso

Webliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.