“Execução da atividade planejada”
Tendo em vista a chegada da Celebração do Dia da Família na Escola Municipal Jacinto Silveira Neto (Capitão Enéas - MG.), foi proposto para os alunos das séries finais do ensino fundamental a realização de algumas atividades e de alguns trabalhos sobre o tema: “Família”, para serem apresentados no dia do evento.
O tema “Família” é um tema muito interessante e importante para se trabalhar com os alunos, pois é através dos trabalhos que desenvolvemos sobre esse assunto que podemos descobrir as dificuldades que os nossos alunos enfrentam em casa e que muitas vezes afetam no aprendizado na escola. Outro benefício em trabalhar sobre esse tema é que os alunos se sentem motivados e aos poucos tem a sua capacidade para criar, aprender e também de ensinar.
Essa atividade, a partir de um bom planejamento, pode ser aplicada por todas as disciplinas, com os alunos dos 5º ao 9º anos (devido a maioria já terem entendimento sobre o assunto).
Segue-se abaixo um pequeno “relatório” da execução da atividade:
*1º passo:
Levar os alunos até o laboratório de informática para assistirem o Vídeo: “As Minhocas” (Earthworms) encontrado no site Porta Curtas (www.portacurtas.com ).
O vídeo relata um episódio da vida de uma família de minhocas, onde o filho cheio de dúvidas resolve fazer inúmeras perguntas aos seus pais sobre a vida e os seus mistérios.
*2º passo:
Momento para reflexão sobre as diferenças entre a realidade da família assistida no vídeo e a realidade das nossas famílias atuais. Para esse momento de reflexão foram necessários alguns questionamentos, como:
- “A família assistida no vídeo é semelhante as nossas famílias?”
- “O filho da família do vídeo está cheio de curiosidades sobre a vida e por isso leva os seus questionamentos aos seus pais que tiveram dificuldades de responder algumas perguntas, talvez por medo, timidez, insegurança ou até mesmo pela falta de ‘diálogo aberto’ com o filho. Como tem sido a convivência e o diálogo entre os pais e os filhos em casa nos dias atuais?”
- “Quais são as dificuldades que a família brasileira tem enfrentado?”
*3º passo:
Discussão sobre qual tipo de trabalho seria realizado baseado no tema: “Família”, para ser apresentado no Dia da Família. Entre as diversas sugestões (vídeo, música, dança, teatro, cartazes, etc.), os alunos optaram por uma apresentação de peça teatral.
*4º passo:
Com o apoio da supervisora da escola, os alunos e a professora responsável pela a apresentação criaram a peça, selecionaram os 10 alunos que participariam do grupo de personagens, e discutiram quais os figurinos, músicas e objetos seriam necessários para a apresentação.
*5º passo:
Pesquisa na internet por algumas músicas para animar e complementar a peça, bem como também a pesquisa da música “Noites traiçoeiras” do Padre Marcelo Rossi para o encerramento da apresentação. Esse momento foi de grande importância para o aprendizado dos alunos, pois eles fizeram o uso das tecnologias a seu favor e ao favor do trabalho em que iriam desenvolver. Obs.: as músicas foram baixadas através do 4shared (http://www.4shared.com/ ).
*6º passo:
Momentos para os ensaios: alguns dias (em torno de 10 dias) foram necessários para os ensaios da peça. Esses ensaios foram essenciais para as devidas alterações. Através dos ensaios, cada aluno conseguiu se adaptar ao seu personagem, desenvolvendo assim a capacidade para “interpretar”.
*7º passo:
Apresentação: a conclusão dos trabalhos se deu com a apresentação da peça na celebração do Dia da Família, que agradou a todos que participaram do evento na escola. A música Noites Traiçoeiras (ensaiada pelos alunos) completou o grande sucesso do nosso evento.
"Desenvolver essa atividade com os alunos, contando com o auxílio das mídias digitais e tendo a participação das famílias na apresentação dos nossos trabalhos, foi uma experiência muito significativa para todos. Através dessa atividade ficou claro que é possível e necessário inserir as tecnologias no meio escolar."
Beatriz Alves da Silva – Capitão Enéas – MG
Unidade:3 Atividade:3-6
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.