Escola: E. M. Jacinto Silveira Neto Série/Ano: 8ºAno Turma:01
Disciplina: Espanhol Professores: Roberto e Beatriz
Número de Aulas: 02 aulas (de 50 min. cada)
Tema:
Conhecendo a cultura de outros países através da Internet.
Justificativa:
Esta atividade justifica-se pela importância do uso de computadores conectados a internet como ferramentas de pesquisa e navegação, a serem usadas a favor das aulas por ser uma tecnologia atrativa aos alunos e muito útil na busca por informações e novos conhecimentos.
Por meio da pesquisa na internet os alunos terão a possibilidade de expandirem suas habilidades de informática e adquirirem conhecimentos sob a orientação do professor para que tenham acesso aos sites confiáveis e seguros, construindo seu aprendizado tendo o professor como mediador entre ele e as informações que esta ferramenta lhe oferece e proporciona adquiri.
É necessário que o professor adquira novas metodologias para lecionar de maneira atrativa e numa linguagem que o aluno considere nova dentro do ensino nas escolas, já que informática e internet para a maioria dos alunos é coisa normal e natural que utilizam no seu cotidiano para se relacionarem. Cabendo ao professor acompanhá-lo e reformular suas aulas de forma que a linguagem entre aluno e professor seja a mesma. Tendo o aluno as orientações de utilizar tantas informações que dispõem a internet para sua própria educação e desenvolvimento de novas competências além dos sites de relacionamentos a qual já estão acostumados.
Objetivos:
Geral:
Conhecer a cultura de países do continente Americano por meio da Internet.
Específicos:
- Conhecer a Internet como ferramenta de pesquisa e navegação;
- Pesquisar sobre curiosidades culturais do Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Bolívia, Venezuela, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai;
- Proporcionar aos alunos o conhecimento e o desenvolvimento de apresentações sobre a cultura e demais informações relevantes destes países.
Conteúdo:
- 1º momento:
Conhecimento do conceito, histórico e aplicação da internet como ferramenta de pesquisa e navegação.
- 2º Momento:
Por meio da Internet serão realizadas pesquisas sobre curiosidades culturais dos países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Bolívia, Venezuela, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.
- 3º Momento:
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos por meio da pesquisa na Internet sobre a cultura dos países citados.
Procedimentos Metodológicos:
- 1º Momento:
Os alunos serão encaminhados ao Laboratório de Informática para conhecimento da ferramenta de pesquisa “Internet”, por meio dos computadores, identificando: histórico, conceitos e aplicações desta, no cotidiano das pessoas através da pesquisa.
- 2º Momento:
Os alunos serão divididos em dupla e cada dupla, por meio de sorteio, irá pesquisar os dados principais do país (nome oficial, moeda, população, idioma, clima, entre outros) e aspectos culturais do país como: as danças, a moda, os pratos típicos e demais curiosidades.
- 3º Momento:
Após as pesquisas, tendo em mãos as anotações dos dados encontrados sobre o país, as duplas irão desenvolver uma apresentação por meio de vídeos, cartazes com imagens, danças ou amostra de comidas típicas; baseada em uma característica marcante do país.
Recursos:
- Computador com acesso a Internet;
- Impressora;
- TV e DVD;
- Aparelho de som;
- Papel Sulfite;
- Cartolina;
- Fita adesiva;
- Quadro e Giz;
- Lápis, Pincéis atômicos, borracha, cola, tesoura e régua.
Avaliação:
O processo avaliativo será realizado por meio da participação na aula com o desenvolvimento das pesquisas sugeridas e por meio da apresentação do conteúdo pesquisado por cada dupla respeitando o meio de apresentação de cada uma.
Interdisciplinaridade:
Essa atividade poderá ter uma interdisciplinaridade com os conteúdos de História, Geografia, Inglês e Artes.
Webliografia:
Atividade 2.5 Unidade:2
Beatriz Alves da Silva
Capitão Enéas- MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.