Idéias principais dos artigos disponíveis no Ambiente Proinfo Integrado.
Texto: “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”.
O texto retrata algumas preocupações e dificuldades que os professores encontram diante da proposta de se trabalhar com projetos visando a aplicação dos conteúdos curriculares e das tecnologias e das mídias, como uma nova forma de ensinar, durante o desenvolvimento das atividades com os alunos. A ação de projetar conceitua-se pela análise do presente como fonte de possibilidades futuras de forma que as idéias não fiquem somente no papel mas que se tornem na prática uma realidade e no texto Maria Elisabett Padro comenta sobre a importância da inserção de projetos na escola e que no desenvolvimento dos projetos os professores poderão trabalhar com os alunos diferentes tipos de conhecimentos que estão representados (segundo ele) em três construções: “procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender".
Outro ponto relatado no texto é a necessidade do professor fazer mudanças em sua prática pedagógica, passando a “entender e a falar” na mesma linguagem do aluno, procurando atender as expectativas do aluno que sonha com um novo método de ensino, onde eles possam ter acesso às tecnologias, em especial a internet e as mídias.
Para que o professor realize essas mudanças, ele mesmo precisará passar por transformações para acompanhar e se adaptar a essa nova metodologia de ensino, de forma que ele deixará de ser somente professor e passará a ser também um aprendiz em busca de novos conhecimentos.
Texto: “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo”.
A idéia principal do texto de Maria Elizabeth Almeida e de Maria Elisabett Almeida está focada na possibilidade da integração das tecnologias ao currículo escolar. Essa integração “causará” uma série de mudanças na aprendizagem, no método de ensino e até mesmo na gestão da escola, pois os estudos sobre currículo aconteceram em tempos diferenciados do estudo das tecnologias na educação, e devido esse fato a escola não se encontra totalmente preparada e orientada para a “junção” dessas duas propostas diferenciadas.
O texto orienta também que antes mesmo de se pensar em integrar as tecnologias ao currículo, a escola precisará conhecer, entender e associar os termos: tecnologia e currículo e logo após será preciso criar um Design Educacional onde forma e conteúdo, tecnologia e educação terão que estar interligados para a construção de uma nova metodologia de ensino que visa o aprendizado diferenciado (moderno, atrativo e inovador) e construtivo para o aluno.
A elaboração do Design Educacional (segundo as autoras) exigirá do professor uma nova visão de currículo, deixando de ser “tradicionalista”, modificando sua prática pedagógica, implantando projetos onde ele e os alunos possam ter o acesso e o auxílio das tecnologias como uma nova forma de adquirir conhecimento e desenvolver o currículo.
Textos sobre “Integração de tecnologias na educação”.
Os textos que compõem o livro “Integração de tecnologias na educação” trazem diversos temas voltados para a importância da inclusão das tecnologias na educação como forma de criar um novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação.
Para que essa inclusão aconteça o professor precisará se preparar e capacitar para se dar conta de que a sociedade está passando do uso da mídia clássica para o uso da mídia on-line. Fazendo o uso da tecnologia digital o professor perceberá a presença constante de hipertextos, imagens, vídeos, sons, mapas, gráficos, animações, apresentações de slides, entre outros. Através da internet ele encontrará outras fontes de redes de conhecimento, o que dará suporte a idéia de que a educação e o aprendizado devem se dar não mais através da transmissão de informações do professor para o aluno, mas sim através da troca coletiva de informações entre professor, aluno e tecnologias de informação e comunicação.
Os textos retratam também a importância da tv e dos vídeos na escola, falam sobre a valorização do ensino e da formação a distância para professores, conceituam e associam tecnologias, projeto e currículo à educação.
Questões e Respostas sobre Currículo:
* O que é Currículo?
O currículo educacional (tradicional) é uma lista de conteúdos prontos para serem transmitidos aos alunos. Porém o que se espera do sistema de ensino é que seja implantado um novo currículo que faça a inclusão das tecnologias na escola, que atenda as expectativas de aprendizagem dos alunos e que não se esgote na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano. O conhecimento é um bem comum, devendo, portanto, ser socializado a todas as pessoas, e o currículo é o instrumento dessa socialização.
*Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Acredito que a tecnologia estando associada ao desenvolvimento do currículo, poderá trazer, dentre tantas outras, as seguintes contribuições:
- Atenderá as expectativas e os anseios dos alunos quanto a necessidade de estarem conectados as diversas fontes de informação;
- Beneficiará e facilitará o desenvolvimento das atividades, pesquisas e trabalhos dos alunos;
- Tornará a escola um ambiente prazeroso e agradável aos alunos, professores e demais profissionais envolvidos na escola;
- Proporcionará melhores resultados e melhor aproveitamento dos projetos, eventos e amostras culturais da escola;
- Possibilitará o desenvolvimento de novos projetos que envolvam a escola e a sociedade, melhorando assim o conceito da escola, que após o processo inicial de informatização, perceberá o surgimento de novas possibilidades, de novos horizontes e de novas fontes de conhecimento.
*Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Eu penso que essa integração deve acontecer através das seguintes etapas:
- Discussão com todos os profissionais envolvidos na área da educação do município sobre a possibilidade e a necessidade da aplicação das tecnologias no currículo escolar, de forma que a prática pedagógica tenha mudanças significativas e que todas as disciplinas sejam beneficiadas após a aprovação das alterações e ampliações do novo currículo.
- Conscientização e capacitação dos professores e dos gestores da escola para que eles possam se adaptar e se prepararem melhor para a inclusão das tecnologias no meio escolar;
- Apresentação das tecnologias aos alunos e a inserção das mesmas como ferramentas aliadas no processo de aprendizagem.
- Criação de projetos e/ ou oficinas que motivem os alunos a buscarem novas fontes de conhecimento através do uso das tecnologias. Ex.: Aulas de informática na escola, criação de vídeos sobre a escola ou sobre a vida do aluno, etc.
*Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Trabalhar com projetos na escola requer muito estudo, paciência, empenho e planejamento. A escolha (coletiva) do tema para o projeto é fundamental para que a escola alcance os resultados esperados, e a escolha desse tema deve ser baseada em fatos atuais da realidade da sociedade, levando em conta as exigências do currículo. Acredito que toda a escola (alunos e funcionários) precisa ser mobilizada para a realização de um projeto, e isso inclui o envolvimento e a participação (direta) de todas as disciplinas.
Outro ponto importante que precisa ser analisado na criação de projetos é a motivação e a explicação aos alunos sobre a importância de se “trabalhar” através de desenvolvimento de projetos na escola como um modo diferenciado e dinâmico de adquirir novos conhecimentos.