Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Atividade 2.7: Projeto: Navegação e pesquisa na Internet

Relatando o meu projeto

*Nome do projeto: Navegação e pesquisa na Internet

*Tema: Conhecendo outros países e suas características pela Internet

*Escola onde se desenvolveu o projeto: Escola Municipal Jacinto Silveira Neto de Capitão Enéas – MG

*Objetivos:
·        Modificar a metodologia de ensinar (fazendo o uso das tecnologias);
·        Motivar os alunos a buscarem informações de outros países pela pesquisa na internet;
·        Fazer com que os alunos conheçam e desenvolvam apresentações sobre a cultura e os dados principais desses países.

*Recursos necessários: Para o desenvolvimento das pesquisas foi necessário fazer-se o uso dos computadores e da internet no laboratório de informática; além de cadernos e lápis para as anotações dos dados encontrados.

*Número de alunos e professores participantes: um professor de espanhol nos auxiliou para o desenvolvimento desse pequeno projeto que teve a participação de 20 alunos, sendo que esses tiveram que ser divididos em dois grupos, pois haviam apenas 10 computadores. A idade dos alunos participantes variava de 12 a 14 anos.

*Desenvolvimento das pesquisas:

No laboratório de informática os alunos foram orientados quanto ao uso dos computadores e da internet e a partir dessas orientações, pedi para que cada um abrisse a página do Google, e que digitassem o nome do país que gostaria de conhecer, alguns digitaram Estados Unidos, outros México, Espanha, Bolívia, Argentina, Canadá, China, Japão, França, entre outros. Assim, demos início as nossas pesquisas.
Primeiro vimos os dados principais dos países: capital, nome oficial, moeda, governo, língua oficial, população, clima, localização, entre outros mais. Depois de anotarem esses dados importantes, demos início a pesquisa das curiosidades desses países, suas culturas, seus costumes, etc. Os alunos pesquisaram pontos turísticos, comidas típicas, moda, danças, estilo de vida... e dessa forma foram se envolvendo mais e mais.
Alguns alunos descobriram algumas comidas parecidas com as comidas do Brasil, como o Chili do México, por exemplo.
Outros alunos gostaram de assistir alguns vídeos de danças espanholas, como o Flamenco da Espanha, outros descobriram os seus cantores e atores de tv preferidos como Justin Bieber do Canadá, outros encontraram os seu jogadores prediletos como Lionel Messi (jogador argentino), enfim foram muitas descobertas, muitas novidades, muitas informações, o que tornou a aula divertida e proveitosa.
O professor de espanhol participou das pesquisas e ficou impressionado com a atenção e a impolgação dos alunos. Essa atividade despertou neles a curiosidade, a vontade de conhecer um mundo novo, que apesar de estar a milhares de quilômetros de distância, se fazia tão perto, em uma pequena tela de um monitor.

*Apresentação dos trabalhos: Dias depois das pesquisas, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos sobre aqueles países. Esses trabalhos foram apresentados na sala de áudio/vídeo da nossa escola, contamos com a participação novamento do nosso professor de espanhol (Thiago Lamonier) que nos acompanhou todo tempo durante as pesquisas. As apresentações foram bem variadas: encenação de danças, apresentações de músicas e danças através do youtube, apreciação das comidas e apresentação do modo de preparo dessas, exposição de cartazes com fotos e dados sobre os países, etc. Resumindo: as apresentações foram fantásticas, bem elaboradas, atrativas, repletas de muitas informações.

*Conclusão: Esse pequeno projeto, foi desenvolvido durante uma semana em horário contra turno (quem estudava de manhã, vinha pesquisar a tarde,e assim vice-verso), o que alguns foi tranquilo e para outros foi cansativo, mas todos concordaram que essa experiência de pesquisar na internet e descobrir novas culturas foi de grande importância para o crescimento e aproveitamento do aprendizado dos alunos e  dos professores envolvidos.

*Bibliografia e webliografia: Segue-se abaixo os diversos sites encontrados e utilizados pelos alunos nas suas pesquisas:
http://www.google.com.br/ (acesso a todos os sites utilizados)
www.wikipedia.com.br (para encontrar os dados principais)
www.receitasdecomidas.com.br (para conhecer as comidas)
www.youtube.com.br (para ver e ouvir as danças)
www.oficinadamoda.com.br (para descobrir as principais novidades sobre a moda)
www.suapesquisa.com.br e www.fifa.com/abola (para saber sobre os países participantes da copa 2010)

Atividade: 2.7  Unidade: 2
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.