Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atividade 2.7 reelaborada: Relato do Processo

           A execução do projeto de planejamento de aula e seu respectivo desenvolvimento aconteceu envolvendo a participação de 20 (vinte) alunos com faixa etária entre 12 e 14 anos da Escola Municipal Jacinto Silveira Neto em Capitão Enéas, com duração de 02 (duas) aulas de cinqüenta minutos.
            Este projeto tinha como tema das aulas “Conhecendo curiosidades culturais de países do continente americano”, tendo a internet como principal instrumento de pesquisa utilizado pelos alunos. As aulas lecionadas sob este projeto foram durante os horários do professor Thiago Lamonier que ministra a disciplina de Espanhol. Porém não tiveram a intervenção dele, que apenas acompanhou a turma sem se manifestar, ficando como responsáveis a dupla Beatriz e Roberto, sendo que para melhor organização foi assim planejado: a primeira aula a professora Beatriz foi quem coordenou a turma, ficando o professor Roberto apenas na parte de observação da prática docente e das atitudes e comportamento dos alunos e na segunda aula os dois participaram e avaliaram as apresentações juntamente com o professor Thiago.    
            O desenvolvimento destas atividades aconteceu no laboratório de informática da escola, que possui 10 (dez) computadores todos conectados a internet, sendo que os alunos foram divididos em duplas para a realização das pesquisas sugeridas.
            Então após serem levados até o laboratório de informática, foram orientados acerca das atividades que iriam fazer durante as duas aulas, sendo informados sob a necessidade e importância de saberem utilizar desta ferramenta a seu favor no dia-a-dia como aluno. Em seguida cada dupla ligou seu computador sempre sobre a orientação do professor regente daquele horário dentro do projeto, sendo pedido a eles que abrissem a página de pesquisa da internet, sendo utilizado o Google, e que iniciassem pesquisa do histórico e conceitos do termo internet, inclusive sua importância para o mundo contemporâneo. Sendo sempre orientados a salvarem aquilo que considerassem importante para impressão ao final.
            Após esta pesquisa, iniciou outra sobre o tema propriamente dito, onde foram sorteados dez países do continente americano entre as duplas, ficando cada uma com um país, e pesquisando respectivamente sobre curiosidades de sua cultura, porém para verem também outras informações que julgassem pertinentes ao enriquecimento de sua pesquisa.  Os países pesquisados foram: Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Bolívia, Venezuela, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. Sempre copiando, colando e salvando por meio do editor de texto o resultado de suas pesquisas, sendo que ao final foram orientados a imprimirem suas pesquisas para a organização da apresentação de encerramento, onde foram sugeridos alguns métodos como vídeos, cartazes com textos ou imagens, danças, amostra de comidas típicas ou apresentação oral, ficando, porém a critério de cada dupla o que escolher.
            A apresentação ocorreu em uma aula, onde cada dupla optou por aquele método que considerou mais viável a suas condições, sendo avaliadas as apresentações de cada dupla juntamente com a participação de todos durante as aulas. Sendo o resultado utilizado para crescimento e correções por parte dos professores regentes e também encaminhados ao professor da turma para conhecimento dos conceitos e informações adquiridos pelos alunos durante as duas aulas.

RESULTADOS OBTIDOS

            Ao serem analisadas as apresentações dos alunos, juntamente com um pequeno questionário de auto-avaliação que foi repassado a eles para verificação de aprendizagem, porém opcional, foi possível perceber que resultados obtidos a partir dessa atividade, foram resultados positivos. Foi constatado que faz muita diferença o uso de tecnologias em sala de aula, neste caso o uso da internet como ferramenta de apoio ao aluno na pesquisa de um tema que envolve conhecimentos culturais e atuais de países inclusive do próprio Brasil.
            Os alunos conseguiram assimilar bem as informações e demonstraram ter adquirido bons conhecimentos destes respectivos países, além de considerarem a aula boa e atrativa, participando e colaborando sempre na realização das atividades, tendo total empenho para realização das pesquisas, conforme observado, em ambos os horários, sendo relatado inclusive que “deveria haver mais aulas deste tipo na escola” comenta o aluno Breno, percebendo-se que conseguiram desenvolver competências apesar de ser apenas duas aulas.
            O professor Roberto, “passeando” pelo laboratório de informática, observando os alunos desenvolvendo as suas atividades, facilmente constatou que durante as pesquisas os alunos foram percebendo que a internet é uma fonte inesgotável de informações. Um dado interessante é que através da curiosidade e com algumas orientações da professora Beatriz, eles descobriram a função dos links, que antes para eles eram apenas simples palavras destacadas de azul, mas que após um clique passou a ser uma ligação de uma página para outras.  A partir dessa descoberta os alunos tiveram um interesse e uma participação ainda maior nas pesquisas onde além de adquirirem informações sobre os países que estavam pesquisando, eles também encontraram algumas curiosidades interessantes para eles, como os jogadores, os cantores, as danças e as comidas que faziam parte daquele país. O Ronilson e o Antônio, por exemplo, descobriram que o jogador preferido deles, Lionel Messi (Barcelona), foi destaque na seleção da Argentina na Copa do Mundo de 2010. As alunas Ana Cláudia e Fabiana descobriram, no site do Portal São Francisco, que assim como no Brasil, o hambúrguer é um dos pratos típicos e preferidos pelos adolescentes dos Estados Unidos.
            As apresentações dos trabalhos dos alunos aconteceram na sala de vídeo, onde os professores Roberto, Beatriz e Thiago ficaram maravilhados com a qualidade dos trabalhos e com o empenho de cada dupla. Foram apresentados alguns vídeos de danças, cartazes com imagens de alguns pontos turísticos, amostras de comidas típicas e apresentação oral de dados importantes dos países.
            Então se constata que os objetivos pretendidos foram alcançados, não apenas pelos alunos realizarem a pesquisa e navegação por diversos sites identificando o conceito e histórico de “internet” e conhecimentos de aspectos culturais relevantes do Brasil e de outros países americanos, mas principalmente por terem adquirido estes conhecimentos de maneira atrativa e inovadora, com aulas que até então nunca tinham participado, ficando inclusive a sugestão para o próprio professor da disciplina, de está inovando suas metodologias no ensino de sua disciplina.

CONCLUSÃO

Esse projeto, foi desenvolvido durante dois horários da disciplina de Espanhol, foi gratificante a experiência de lecionar utilizando como recursos principais o computador conectado a internet. É a mesma aula, porém que se torna atrativa e prazerosa aos alunos, que terminam o horário e nem querem sair da sala. Tendo resultados satisfatórios ao ser observado a atenção nas explicações e a dedicação em realizar cada pesquisa. Sendo a apresentação final uma prova do conhecimento adquirido por conseguirem construir e montar painéis, mostrar comidas típicas e saberem selecionar bem os vídeos apresentados sobre seu país pesquisado.       Foi uma prática interessante para os alunos e gratificante para os professores por ver seus objetivos alcançados com êxito e novas competências desenvolvidas pelos alunos.


WEBLIOGRAFIA

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Atividade: 2.7  Unidade: 2
Beatriz Alves da Silva
Capitão Enéas - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.