Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atividade 3.6 reelaborada: Registro da Atividade.

A execução da atividade de planejamento de aula e seu respectivo desenvolvimento aconteceram na Escola Municipal Jacinto Silveira Neto em Capitão Enéas, envolvendo a participação de alunos do 5º ao 9º ano com faixa etária entre 10 e 14 anos, sendo que alguns alunos foram “selecionados” para desenvolverem essa atividade.
 Essa atividade tinha como tema das aulas: “A realidade das nossas famílias” tendo o auxílio da internet como ferramenta de pesquisa, bem como a utilização de outras tecnologias. As aulas sobre essa atividade foram lecionadas durante os horários do professor Roberto que está estagiando na disciplina de Artes. Os professores Roberto e Beatriz, juntamente com o auxílio da supervisora da escola, desenvolveram a atividade durante duas aulas de 50 minutos cada. Para melhor organização, a professora Beatriz coordenou a primeira aula e o professor Roberto ficou como professor observador da turma; e na segunda aula os dois professores tiveram participação ativa dentro da sala, contando também com a participação e colaboração da supervisora Beatriz Alexandra.
O desenvolvimento das aulas aconteceu na sala de áudio/vídeo, que faz parte do laboratório de informática da escola e que possui um monitor (televisão) conectado a um computador com acesso a internet.
Na primeira aula os alunos foram direcionados a sala de áudio/vídeo, e orientados quanto a que tema iriam estudar. Logo após eles assistiram o vídeo “As minhocas” do site Porta Curtas (www.portacurtas.com)  que relatam um episódio da vida de uma família de minhocas, onde que o filho adolescente está cheio de perguntas e curiosidades sobre determinados assuntos e os seus pais encontram dificuldades de responder a todas as perguntas do filho. A finalidade do vídeo foi de instigar os alunos a reflexão acerca da realidade vivenciada pelas famílias com as dificuldades a elas impostas no dia-a-dia.
Após discutirem sobre o vídeo, os alunos citaram os principais problemas que afetam as nossas famílias: falta de diálogo, uso excessivo do celular e da internet, as drogas e outros vícios, a violência, entre outros. A partir dessas reflexões os alunos foram motivados a necessidade de mudança de cada um para um convívio melhor com a família, escola e comunidade.
Tendo em vista um evento da escola conhecido por “O Dia da Família”, a professora Beatriz sugeriu aos alunos que eles desenvolvessem uma peça teatral como forma de apresentação para o dia do evento e como forma também de conclusão da atividade sobre o tema. Os alunos com muita “empolgação” aceitaram a idéia.
O próximo passo foi criar e digitar a peça teatral que deveria ser curta em questão do tempo de apresentação, mas com um forte e intenso impacto quanto à necessidade de conscientizar a todos os participantes do evento sobre a importância da família. Dessa forma cada aluno deu sua sugestão e participação para o conteúdo da peça que foi digitada e repassada para os alunos para os devidos ensaios que aconteceram durante as duas aulas correspondentes a essa atividade com a orientação dos professores Beatriz e Roberto. É importante comentar que os alunos também marcaram outros ensaios na escola fora do horário de aula, o que comprova que eles realmente estavam “levando a atividade a sério”.
Na segunda aula o professor Roberto orientou os alunos quanto aos ensaios da peça e os detalhes para a apresentação (figurino, postura, respeito, entre outros). Ainda nessa segunda aula, os alunos sugeriram aos professores algumas músicas que serviriam de apoio, animação e encerramento da apresentação. Dessa forma, cada aluno, foi orientado a pesquisar na internet, através do site 4shared (http://www.4shared.com/) e/ou no you tube (www.youtube.com.br), as músicas e/ou os vídeos que julgassem interessantes para complementar a peça. Depois de selecionadas, as músicas foram salvas e gravadas em um CD, pelo professor Roberto, para ser utilizado no dia no evento.
Dando continuidade a atividade, os alunos fizeram um último ensaio, sendo avaliados pelos professores responsáveis pelo desenvolvimento da atividade e pela supervisora que ficou muito contente com o trabalho desenvolvido pelos alunos.
O encerramento da atividade se deu no dia do evento da escola (Dia da Família) onde ficou constatado o aprendizado dos alunos e a aprovação das famílias presentes no momento da apresentação.


RESULTADOS OBTIDOS

Ao serem analisadas as apresentações dos alunos, foi possível perceber que resultados obtidos a partir dessa atividade, foram resultados positivos e significativos.
Através dessa atividade os alunos perceberam que é necessário se valorizar a família, pois, como disse a supervisora Beatriz Alexandra, a família é o alicerce da vida.
A partir do vídeo “As minhocas” e a reflexão realizada com os alunos, eles comentaram as dificuldades que eles mesmos encontravam na questão do diálogo aberto com os pais, a aluna Mayra, por exemplo, comentou: “Eu até tento dialogar com os meus pais e os meus irmãos, mas eles sempre dizem que estão sem tempo, ou que estão cansados, ou que está na hora da novela e que depois nós conversaremos”.
Outro resultado obtido e observado pelo professor Roberto foi a motivação e o entusiasmo dos alunos no momento de pesquisarem as músicas que seriam utilizadas no dia da apresentação da peça, o que nos comprova que os alunos gostam realmente de aulas diferenciadas, onde eles possam ter contato com tecnologias e com mídias digitais.
 Constata-se então que os objetivos pretendidos para essa atividade foram alcançados, não somente pelo fato de que os alunos conseguiram, com o auxílio indispensável das tecnologias, criar, desenvolver e apresentar a peça, mas principalmente por terem adquirido novos conceitos a respeito da importância e da valorização da família e demonstrar aos seus pais e a todas famílias presentes no evento, de forma atrativa e dinâmica, esses conceitos através da belíssima apresentação.


CONCLUSÃO

Esse projeto, foi desenvolvido durante dois horários da disciplina de Artes, foi gratificante a experiência de lecionar refletindo com os alunos o tema “A realidade das famílias”, fazendo o uso das mídias digitais como ferramenta de pesquisa e conhecimento no desenvolvimento da atividade. Tendo resultados satisfatórios ao ser observado a atenção nas explicações e a dedicação durante as reflexões, nas pesquisas pelas músicas para complementar a peça e na apresentação final do teatro.
Conclui-se então que foi uma prática interessante para os alunos,  gratificante para os professores por ver seus objetivos alcançados com êxito e novas competências desenvolvidas pelos alunos e também foi uma prática valiosa para pais e filhos, para as todas as famílias presentes no Dia da Família.


WEBLIOGRAFIA




Proinfo Integrado
Roberto Nunes Lopes e Beatriz Alves da Silva
Capitão Enéas, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.