Tecnologias e Educação!

Tecnologias e Educação!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Atividade 3.8: Relatos da Atividade Planejada e Executada.


TEMA: A realidade das nossas famílias retratadas pela arte

COMPONENTE CURRICULAR: Artes

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental (5º ao 9º ano)


DADOS SOBRE A AULA

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 03 a 05 aulas

Objetivos:

ü      Permitir aos alunos refletirem sobre a realidade atual das nossas famílias com as dificuldades enfrentadas no dia a dia
ü      Motivar o pensamento de possíveis mudanças em casa e na escola. 
ü      Despertar nos alunos a capacidade de elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalhos com apresentações teatrais.
ü      Fazer uso das mídias digitais, de modo a facilitar e complementar o desenvolvimento da atividade.
ü      Articular o cotidiano com a vida escolar.

Conteúdo:


ü      Reflexão por parte dos alunos acerca da realidade vivenciada pelas famílias diante das dificuldades do dia-a-dia.
ü      Motivação dos alunos para a necessidade de mudança no relacionamento e nas atitudes em casa e na escola.
ü      Desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos utilizando das mídias digitais como recurso facilitador na elaboração, desenvolvimento e apresentação dos trabalhos propostos.
ü      Articulação do cotidiano do aluno na família junto a sua vida escolar.

Procedimentos Metodológicos:
ü      Assistir ao vídeo “As minhocas” do site Porta Curtas (www.portacurtas.com.br), que relata um episódio da vida de uma família de minhocas, como meio de instigar os alunos a reflexão acerca da realidade vivenciada pelas famílias com as dificuldades a elas impostas no dia-a-dia.
ü      Discussão com os alunos sobre a relação entre o vídeo e a realidade das famílias, motivando a necessidade de mudança de cada um para um convívio melhor com a família, escola e comunidade.
ü      Desenvolver juntamente com os alunos pesquisa na internet, de sugestões de atividades envolvendo música, teatro ou dança sobre o tema trabalhado, adaptando-a a realidade identificada na reflexão de cada aluno, sendo em seguida criada uma apresentação teatral sobre “A família”, encenada pelos próprios alunos e apresentada para as famílias na escola.
ü      Análise e conhecimento da vida familiar do aluno, articulado com sua vida escolar, entendendo assim os motivos reais de suas atitudes, ações e comportamento na escola, como reflexo da vida familiar.

Desenvolvimento das Atividades

ü     1º Momento:
 Levar os alunos até o laboratório de informática para assistirem o Vídeo: “As    Minhocas” (Earthworms) encontrado no site Porta Curtas (www.portacurtas.com ).  
  O vídeo relata um episódio da vida de uma família de minhocas, onde o filho cheio de dúvidas resolve fazer inúmeras perguntas aos seus pais sobre a vida e os seus mistérios.

ü     2º Momento:
Momento para reflexão sobre as diferenças entre a realidade da família assistida no vídeo e a realidade das nossas famílias atuais. Para esse momento de reflexão foram necessários alguns questionamentos, como:
- “A família assistida no vídeo é semelhante as nossas famílias?”
-  “O filho da família do vídeo está cheio de curiosidades sobre a vida e por isso leva os seus questionamentos aos seus pais que tiveram dificuldades de responder algumas perguntas, talvez por medo, timidez, insegurança ou até mesmo pela falta de ‘diálogo aberto’ com o filho. Como tem sido a convivência e o diálogo entre os pais e os filhos em casa nos dias atuais?”
- “Quais são as dificuldades que a família brasileira tem enfrentado?”

ü     3º Momento:
Discussão sobre qual tipo de trabalho seria realizado baseado no tema: “Família”, para ser apresentado no Dia da Família. Entre as diversas sugestões (vídeo, música, dança, teatro, cartazes, etc.), os alunos optaram por uma apresentação de peça teatral.

ü     4º Momento:
Os alunos orientados pelos professores responsáveis pela aula, foram até o laboratório de informática onde realizaram pesquisa sobre sugestões de apresentação, optando por criarem uma peça teatral, sendo selecionados 10 alunos que participariam do grupo de personagens como atores, tendo os demais funções de figurino e construção do cenário, e em seguida discutiram quais os figurinos, músicas e objetos seriam necessários para a apresentação, valendo-se da internet com suporte principal.


ü     5º Momento:
Pesquisa na internet por algumas músicas para animar e complementar a peça, bem como também a pesquisa da música “Noites traiçoeiras” do Padre Marcelo Rossi para o encerramento da apresentação. Esse momento foi de grande importância para o aprendizado dos alunos, pois eles fizeram o uso das tecnologias a seu favor e ao favor do trabalho em que iriam desenvolver. Obs.: as músicas foram baixadas através do 4shared (http://www.4shared.com/ ).

ü     6º Momento:
Momentos para os ensaios: os ensaios foram realizados em horários contra-turno, sendo necessário, já que eram poucos aulas para os ensaios e apresentação. Esses ensaios foram essenciais para as devidas alterações. Através dos ensaios, cada aluno conseguiu se adaptar ao seu personagem, desenvolvendo assim a capacidade para “interpretar”.

ü     7º Momento:
Apresentação: a conclusão dos trabalhos se deu com a apresentação da peça na celebração do Dia da Família, que agradou a todos que participaram do evento na escola. A música Noites Traiçoeiras (ensaiada pelos alunos) completou o grande sucesso do nosso evento.

Recursos:

ü      Computador com acesso a internet
ü      Impressora
ü      Vídeo “As minhocas”
ü      Aparelho de som
ü      TV e DVD
ü      Papel sulfite
ü      Lápis
ü      Músicas
ü      Imagens de família

Avaliação:

            A avaliação se dará de forma processual com a participação dos alunos, comportamento e interesse em pesquisar e criar a peça teatral. Também será avaliado, com um peso maior, a apresentação final dos alunos, avaliando não sua performance, mas a disposição de participar e está presente no evento juntamente com sua família.

Interdisciplinaridade:
ü      História e Ensino Religioso

Conclusão

Desenvolver essa atividade com os alunos, contando com o auxílio das mídias digitais e tendo a participação das famílias na apresentação dos nossos trabalhos, foi uma experiência muito significativa para todos. Através dessa atividade ficou claro que é possível e necessário inserir as tecnologias no meio escolar. Tendo a participação da família como aliada no desenvolvimento educacional do aluno. E ao mesmo tempo conhecer um pouco mais de cada aluno permitiu saber bem quais iniciativas e metodologias seguir de forma que o conhecimento prévio extra escolar de cada um possa contribuir para a aprendizagem de todos.
Foi uma experiência gratificante e que demonstrou a necessidade de aliar tecnologias ao conteúdo lecionado, nesse caso a disciplina de arte, ficou melhor apoiada na construção do teatro com o suporte da pesquisa de referências em sites, tendo o aluno a possibilidade inclusive de conhecer um pouco mais sobre teatro, assistindo alguns vídeos no you tube.
A apresentação encerrou a aula, que apesar de serem poucas, com os ensaios extra classe, foi um sucesso emocionando as famílias ali presentes e demonstrando a todos o poder que a arte tem em motivar a paz, e incentivar o amor ao próximo, associada as mídias digitais que a torna inovadora e atraente aos alunos e demais expectadores.
Foto: Apresentação da peça teatral na escola.
Fonte: Escola Municipal Jacinto Silveira Neto - Capitão Enéas- MG.


Webliografia:

Atividade: 3.8      Unidade:3
Cursistas: Beatriz Alves e Roberto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.